“Sinto a sensação de compromisso com o próximo”, diz químico do ITPS sobre produção de álcool em gel

Profissionais do Instituto relatam satisfação em produzir material que está sendo distribuído em instituições filantrópicas

 

Quando formou-se no curso de Licenciatura em Química há dois anos, Brenda Santos Silva não imaginava que seu juramento de dedicação e respeito à sociedade ganharia um novo significado pouco tempo depois. Nos últimos meses, Brenda vem sendo uma das profissionais a contribuir para o combate ao Coronavírus (Covid-19), atuando na produção de álcool em gel do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Dentro de um laboratório, Brenda gerencia um trabalho que vem garantindo saúde e segurança a centenas de sergipanos neste momento de pandemia.

“Contribuir com a minha profissão no combate à pandemia é de grande satisfação para mim e tenho certeza de que é também para todos que estão colaborando neste momento, sejam enfermeiros, médicos e demais profissionais que estão na linha de frente, mas também aqueles que estão na linha de produção. É um momento de doação, de nos juntarmos para combater esse mal invisível”, afirma a química, que coordena o laboratório de Química Orgânica do Instituto.

O ITPS produziu mais de 300 quilos de álcool em gel para distribuição para instituições filantrópicas. O protocolo para o processo de fabricação, que dura dois dias, foi adequado pela diretora técnica, Lúcia Calumby. “Fizemos a pesquisa de metodologia, levantamento de insumos e visita a empresas locais para ver a disponibilidade de equipamentos. Depois, fizemos uma visita técnica ao Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), mantendo a troca de informações e somando esforços para o bem comum. Formou-se um grupo de trabalho, no qual vários profissionais da área técnica e administrativa, se revezam para contribuir com o processo de produção do álcool em gel 70º INPM”, conta a diretora.

Satisfação

De acordo com Lúcia Calumby, a fabricação do álcool em gel é motivo de satisfação para toda a equipe do ITPS. “É gratificante podermos, neste momento tão difícil para todos, contribuir para a proteção das pessoas. É um sentimento bom que fica dentro da gente”, destaca.

Quem partilha desta sensação é o químico Lukas Gomes Gadelha, que vem atuando de forma direta na produção. “Participar deste processo tem sido uma grande honra. Desde o período da universidade, eu sentia a necessidade de ajudar o próximo com o conhecimento que estava adquirindo. Fazer parte da produção do álcool em gel tem mostrado a importância de fazer nosso melhor para ajudar a quem precisa, pois muitas pessoas não têm condições. Quando a gente finaliza a produção e vê tudo certinho, sinto a sensação de compromisso com o próximo”, relata Lukas.

O engenheiro e tecnólogo Raphael Souza Rodrigues também faz parte da equipe de produção do álcool em gel do ITPS. Para ele, o processo está trazendo grandes aprendizados. “Todas as pessoas que se propuseram a participar do gabinete de crise criado no Instituto estão dando o máximo de si para aumentar a produção. Já foram entregues os primeiros lotes do álcool em gel em algumas instituições e centenas pessoas já foram beneficiadas. É muito boa a sensação de poder ajudar uma pessoa que você sequer conhece”, diz.

Produção

A produção de álcool em gel 70º INPM pelo ITPS surgiu como uma iniciativa conjunta dos coordenadores de laboratórios, gerência técnica, diretoria executiva da entidade. Além do álcool produzido, o Instituto realizou doações também de máscaras de tecido 100% de algodão, álcool líquido, água sanitária, sabonete líquido e detergente. O programa de doação conta exclusivamente com recursos do convênio do ITPS com o Inmetro.

Outro serviço oferecido à população é a análise gratuita para verificação de teor alcoólico em álcool líquido 70% e em gel, que permite identificar se os produtos são eficazes contra o novo coronavírus. A instituição também está fornecendo, sem cobrança de custos, água ultrapura a instituições e farmácias que desejam produzir álcool em gel para doação.

 

Parceiros

Última atualização: 27 de maio de 2020 12:07.