Com o objetivo de combater a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) realizou na última segunda-feira, 28, uma nova ação de desinfecção em todas as suas áreas. A lavagem foi realizada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e contou com utilização de hipoclorito de sódio, além de sabão esterilizante. A ação é parte do plano para retomada gradual e segura das atividades do Instituto.

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, destaca que o coronavírus ainda é uma realidade e que até a chegada da vacina, é preciso reforçar todas as medidas de prevenção à Covid-19. “Além do distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos, também é preciso desinfectar os ambientes de trabalho, sobretudo, aqueles de maior circulação de pessoas, pois já ficou comprovado que o que o vírus pode se manter vivo em diversas superfícies por dias. Retomamos nossas atividades de maneira gradual e segura e nosso objetivo é manter o ambiente limpo e adequado para que os nossos colaboradores e clientes possam circular sem colocar em risco a saúde”.

Kaká Andrade ressalta o apoio da Emsurb nas ações de desinfecção no ITPS. “Esse tipo de ação aqui no ITPS está sendo realizada com a parceria da Emsurb, que utiliza toda a sua mão de obra e expertise no combate a proliferação do coronavírus. Os trabalhos são realizados diariamente e têm foco em espaços e órgãos públicos da capital, mas também abrangem órgãos estaduais e federais, além de espaços particulares”, destaca.

Ação

A ação da Emsurb foi realizada em toda a área externa e na parte interna do ITPS, incluindo o setor administrativo, os laboratórios, Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe, o Espaço Café com Ciência na Medida Certa, a Gerência Executiva de Metrologia e o Serviço de Atendimento ao Cliente.

“Durante o processo de desinfecção, houve a varrição de toda a parte externa e a aplicação, com o auxílio de um caminhão pipa, de hipoclorito de sódio e sabão desinfetante, eliminando o vírus que, porventura, esteja no chão, corrimão, paredes, dentre outros locais, onde possa ocorrer contato com a população. Na área interna, os agentes da Emsurb utilizaram ainda bombas costais de pulverização”, detalha o diretor administrativo e financeiro do ITPS, Renato Lino Souza Filho.

A retomada do expediente presencial no ITPS ocorreu no dia 14 de setembro. Para que a retomada ocorresse de maneira segura, o Instituto, por meio do Gabinete de Gestão de Crise, com assessoramento do Grupo Técnico de Trabalho, elaborou um plano de retomada específico, com diversos protocolos e medidas preventivas, como a distribuição de máscaras e de álcool em gel, verificação da temperatura corporal, readequações nas salas e desinfecção dos ambientes interno e externo.

Ascom/ ITPS

Atualizado: