O Laboratório de Bromatologia realiza análises físico-químicas de alimentos. As análises permitem conhecer a composição química, a informação nutricional, além das propriedades físicas e químicas dos alimentos. Também é possível verificar se o alimento está contaminado com elementos tóxicos (arsênio, mercúrio, chumbo, etc.).
A bromatologia atua em vários segmentos: desde a análise da matéria-prima, passando pelo desenvolvimento dos produtos e pelo controle de qualidade até o armazenamento dos produtos. As análises bromatológicas são muito importantes para a indústria com também para consumidor, pois mediante os resultados, é possível saber se os alimentos atendem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pelas legislações vigentes e também saber se que os valores declarados nas embalagens estão corretos.
O Laboratório de Bromatologia utiliza métodos de análises oficiais e adota as Normas de Boas Práticas de Laboratórios. O ITPS possui infraestrutura em sintonia com o padrão internacional, contando com técnicas como a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), espectrofotometria molecular, absorção atômica, análise de metais por ICP-OES, sistema automizado na determinação de proteína.
- Análises físico-químicas de alimentos
- Classificação de grãos
- Informação nutricional
Principais grupos:
- Sucos e polpas, em geral
- Café, chá e derivados
- Carnes e produtos cárneos
- Produtos de panificação
- Leite e derivados
- Cereais e derivados
Karina Magna Leão
coordenadora do laboratório
(79) 3179-8070
lab.bromatologia@itps.se.gov.br
Atualizado: