Colaboradores do ITPS recebem treinamento de Brigada de Incêndio

Treinamento foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

Treinamento contou com aulas teóricas e práticas

Um grupo de aproximadamente 25 colaboradores do Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS) participou na última quarta-feira, 4, de um treinamento de Brigada de Incêndio. O treinamento, que é dividido em aulas teóricas e práticas, ocorreu na sede do Instituto, no bairro 13 de Julho, em Aracaju. A capacitação tem o objetivo de orientar sobre como agir de forma apropriada em casos de incêndio nas dependências da instituição especializada em ciência e tecnologia.

O treinamento foi ministrado pelo subtenente Luiz Marcos Cunha Marinho, do CBM/SE. Durante a ação, os participantes foram orientados quanto à legislação da brigada e também aprenderam sobre como fazer os primeiros socorros e utilizar extintores, mangueiras e hidrantes no combate à incêndio. Com a capacitação, o ITPS formou a sua primeira turma de brigada de incêndio.

Treinamento foi ministrado pelo subtenente Marinho, do CBM/SE

“O ITPS está trabalhando para que seus colaboradores saibam como se prevenir e usar os sistemas de combate a incêndio. No caso de um sinistro, é a brigada que vai atuar de forma ordenada, com pontos de encontro e com pessoas saindo de forma correta e sem desespero. Nessa equipe, tem os socorristas que vão fazer o trabalho de primeiros socorros e os combatentes que vão combater o incêndio. Claro, que é necessário o apoio do Corpo de Bombeiros, mas quando nós bombeiros chegamos ao local, são os brigadistas que explicam onde é foco, como chegar ao local, qual material está queimando”, explica o subtenente Marinho.

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, revela que o treinamento é essencial para que os colaboradores saibam utilizam o sistema de prevenção e combate a incêndio instalado na instituição. “O ITPS vem executando diversas ações no sentido de garantir a segurança dos colaboradores e das pessoas que transitam pelas suas dependências. Reformamos as instalações elétricas, implantamos os sistemas de combate a incêndio e de proteção contra descargas atmosféricas e agora estamos capacitando os nossos colaboradores para que saibam utilizar esses recursos. A prevenção é o melhor caminho, mas caso ocorra algum sinistro em nosso Instituto, teremos uma equipe capacitada para lidar com a situação até a chegada do Corpo de Bombeiros”.

Diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, destacou a importância do treinamento

O coordenador de serviços gerais do ITPS, Anderson Vasconcelos, foi um dos participantes do curso. “O treinamento foi muito importante para nos direcionar em como devemos agir diante de um foco de incêndio, atuando com efetividade para se possível controlar ou até mesmo prestar os primeiros socorros diante da emergência”, comenta.

Segurança

Em junho de 2020, foram entregues as obras de reforma do sistema elétrico e a instalação dos sistemas de combate a incêndios e de proteção contra descargas atmosféricas no prédio do ITPS. Juntas, as duas obras somaram mais de um milhão em investimentos oriundos do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). As ações de adequação e modernização seguiram o direcionamento do Corpo de Bombeiros, responsável pela vistoria das edificações.

Por Verlane Estácio

 

Parceiros

Última atualização: 9 de agosto de 2021 12:49.