Apresentação

Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe (CMCTS)

O Centro de Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe (CMCTS) ou Museu da Química – desenvolvido e instalado nas dependências do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – é o único museu de Sergipe dedicado à história da química no estado.

No museu, é possível mergulhar na história do ITPS, que está intimamente ligada ao surgimento do ensino e da prática de química em Sergipe, assim como da metrologia aqui no estado, que é a ciência da medição. Criado em 2006, o museu salvaguarda o material constituinte da narrativa histórica do nascimento da química em nosso estado, provendo os meios adequados à preservação, organização, divulgação e utilização dos acervos existentes na produção de pesquisas e geração de conhecimento.

O acervo do Museu da Química possui equipamentos científicos, elétricos, ópticos, térmicos, de precisão, porcelanato, vidrarias e utensílios de plástico. Há também um acervo com documentos, livros e fotografias que narram a trajetória da química, da ciência e da metrologia em Sergipe.

Parceiros

Última atualização: 8 de abril de 2022 11:55.