ITPS conquistou o primeiro lugar no programa de ensaio de proficiência em análises ambientais do Instituto de Tecnologia August Kekulé (Itak)/ (Fotos: Ascom/ITPS)

O Laboratório de Química de Água do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) conquistou o primeiro lugar no programa de ensaio de proficiência em análises ambientais do Instituto de Tecnologia August Kekulé (Itak). O programa é internacional e comprova a confiabilidade dos ensaios em água realizados pelo ITPS.

O LQA realiza, em média, 3000 análises por mês

O Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) é uma avaliação de desempenho do laboratório participante contra critérios pré-estabelecidos por um provedor e comparações realizadas entre outros laboratórios. Estes estudos interlaboratoriais são utilizados como ferramentas de avaliação externa e demonstração da confiabilidade dos resultados.

A avaliação de desempenho do Itak envolveu 15 laboratórios de todo o país. O LQA do ITPS obteve o primeiro lugar do ranking nos ensaios de Alcalinidade Total, Turbidez, e Metais em Água, como Cromo, Manganês, Sódio e Cobre.

“Além de ser um dos requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025:2017, que estabelece que o laboratório deve monitorar o seu desempenho por meio de comparação com resultados de outros laboratórios, a participação de PEP’s ajuda a identificar possíveis falhas nos processos do laboratório, promovendo uma constante evolução nas atividades laboratoriais. Isso acontece porque a comparação entre os resultados do laboratório com os outros em diversos níveis, nacional e internacional, permite validar a precisão do método utilizado e consequentemente, oportuniza melhorias nos processos para o aumento da confiabilidade de seus resultados”, destaca a diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby.

Diretora técnica do ITPS, Lúcia Calumby

O LQA também participa de outros programas de comparação interlaboratorial, como o Programa de Ensaios de Proficiência da Rede Metrológica do Rio Grande do Sul e da Agência Nacional de Águas (ANA). A participação dos laboratórios do ITPS em avaliações de desempenho auxilia no monitoramento da qualidade dos resultados e contribui para a manutenção da acreditação pelo INMETRO na norma NBR ISO/IEC 17025.

“O cliente que se propõe a trabalhar com laboratórios certificados pela ISO 17025, obtém um ganho imensurável com sua escolha porque tem a certeza de que o laboratório é adequado para o controle e análise das amostras, tudo dentro de padrões ambientais e de segurança. Para uma empresa ser acreditada pela ISO 17025, ela passa por várias auditorias. A análise criteriosa garante que os laboratórios certificados tenham um padrão internacional, com resultados de ensaios aceitos em outros países, uma vez que o Inmetro tem acordo de reconhecimento mútuo com a European Co-operation for Acreditation (EA). Os técnicos destes laboratórios são treinados para coletar e analisar as amostras observando os parâmetros da norma, com qualificação constante. Além disso, são feitas auditorias e melhorias do processo, dando segurança e tranquilidade ao cliente”, explica Anairam Piedade, engenheira química e técnica do Laboratório de Água.

Engenheira química e técnica de laboratório, Anairam Piedade

Laboratório de Química de Água

O Laboratório de Química de Água (LQA) do ITPS atua na avaliação da qualidade da água para potabilidade (poço artesiano, caixas d’água e reservatórios), irrigação, recreação (piscinas, clubes e lagoas), farmácias, máquinas de hemodiálise, concreto, refrigeração, caldeira, piscicultura e carcinicultura. No LQA, também serão realizadas análises de efluentes industriais, ou seja, dos despejos líquidos de fábricas e indústrias. Atualmente, o LQA realiza, em média, 3000 análises por mês.

Desde 2012, por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com  interveniência da Agência Nacional de Águas (ANA), o LQA realiza coletas e análises para monitoramento dos mananciais superficiais e reservatórios do estado de Sergipe.

O LQA integra duas redes de prestação de serviços tecnológicos do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec): a Rede de Saneamento de Abastecimento de Água (Resag) e a Rede Temática de Monitoramento Ambiental (Rema). O objetivo das redes é apoiar as micro, pequenas e médias empresas com a prestação de serviços de ensaios.

 Sobre o ITPS

O ITPS é uma autarquia especial vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que tem como atividades principais a execução de serviços tecnológicos especializados, sob a forma de ensaios e análises nas áreas de meio ambiente, alimentos, fertilizantes, calcário, água, solos, tecidos foliares e resíduos industriais, e pesquisas científicas e tecnológicas.

O ITPS, também integra, através de convênio com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), tornando-se responsável pela execução do controle metrológico e dos requisitos da Avaliação da Conformidade no Estado de Sergipe. As atividades têm o objetivo de garantir a confiabilidade das relações de consumo e proteger o consumidor.

Ascom/ITPS