Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia
Portal do Estado de Sergipe

ITPS se reúne com Semarh para alinhar ações do QualiÁgua e Águas de Sergipe

Encontro ocorreu na Semarh (Fotos: Thales Vieira)O diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe, Renato Lino, participou de uma reunião com o secretário deEstado de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos (Semarh), Olivier Chagas, na última terça-feira, 29, para tratar do alinhamento das ações concernentes aos programas de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QualiÁgua) e do Águas de Sergipe.

É o ITPS, por meio de acordo de cooperação com a Semarh, que faz as análises de qualidade das águas que cortam o Estado, entre rios e mananciais, com o co-patrocínio da Agência Nacional de Águas (ANA), além da análise da água dos sistemas de dessalinização do programa Água Doce.

Com o programa Águas de Sergipe, que é resultado do financiamento entre o governo do Estado e o Banco Mundial, a Semarh ajudou no fortalecimento institucional do ITPS, modernizando as instalações e do mobiliário do Laboratório de Química Orgânica (Laborg); e as capelas de segurança (equipamento de proteção dos laboratórios para manipulação de produtos químicos) dos demais laboratórios.

Diretor-presidente, Renato Lino O secretário Olivier Chagas revelou que o ITPS passou a ser referência pela forma exitosa como executa os programas e que a parceria com a Semarh é de importância estratégica para Sergipe. “Nós temos alguns termos de cooperação com o ITPS. Um deles é sobre o QualiÁgua. Eles fazem aferições de águas para a Semarh e, por conta disso, nós transferimos recursos para eles, ao invés de contratarmos empresas de fora. Temos parceria também com o Águas de Sergipe, para o fortalecimento institucional do ITPS. A Semarh realizou o aparelhamento de todo laboratório de ensaios químicos e cedeu um veículo. Vamos continuar dando uma atenção especial ao ITPS. Vamos aproveitar, inclusive, que a missão do Banco Mundial está aqui em Sergipe para alinharmos os projetos”, afirmou Olivier.

De acordo com Renato Lino, o diálogo entre a nova gestão do ITPS e a Semarh é extremamente importante para a continuidade das ações. “Apresentei-me ao secretário tendo em vista que a Semarh é uma grande parceira do ITPS e nada mais justo que esta apresentação. Tratamos sobre diversos projetos para que possamos dar andamento e mostramos ao secretário que estamos empenhados e executando as ações”, explica.

Opinião semelhante tem o diretor do departamento financeiro da Semarh, Marcelo Barberino, que acompanhou a reunião. “O ITPS é uma ferramenta de importância fundamental para o Estado, ajudando a fomentar o conceito de cooperação contínua entre os órgãos estaduais”.

A reunião contou também com a presença do assessor de Planejamento do ITPS, Marcus Sândalo, do gerente de contabilidade do ITPS, Gustavo Araújo, e do diretor do departamento financeiro da Semarh.

Com informações da Semarh

Fotos: Thales Vieira